Pular para o conteúdo

MICRO SOLDAGEM

A micro soldagem é um processo de enchimento e união que desempenha um papel crucial não apenas na fabricação ou manutenção de peças, como também em componentes de alta precisão. Oferece resultados excepcionais em diferentes tipos de dispositivos e da mesma forma, em chapas finas. Sejam de ligas ferrosas ou ao contrario, não ferrosas. A Soldas Milênio esta pronta para atender às suas necessidades, de forma eficiente e confiável.

Entre em contato conosco, para solicitar um orçamento de nossos serviços de soldagem de precisão.

Solda Tig

A micro soldagem Tig envolve a fusão de componentes muito pequenos ou igualmente, áreas precisas. Utilizando o calor gerado à partir de um arco elétrico. estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e as superfícies metálicas. Ao mesmo tempo, se adiciona através da tocha de solda, um fluxo de gás inerte. Com a finalidade de proteger a área da micro soldagem da contaminação atmosférica, Minimizando dessa maneira, a formação de óxidos na região das micro soldas.

Aplicações Industriais

Oferecemos uma variedade de serviços de micro soldagem Tig para uma ampla gama de aplicações industriais, incluindo:

  • Reparo de moldes e matrizes
  • Fabricação de peças de precisão
  • Soldagem em equipamentos médicos e ademais odontológicos
  • Reparo de peças automotivas

Equipamentos empregados

O processo Tig requer, em primeiro lugar, um equipamento especializado que seja capaz de fornecer uma corrente elétrica baixa, estável e igualmente controlada. Essas máquinas frequentemente incluem recursos adicionais, como por exemplo controle de amperagem, controle de pulso e pré e pós-fluxo de gás. Com o propósito de garantir uma solda de alta qualidade. Por outro lado, a tocha Tig é um componente fundamental, pois é através dela se estabelece o arco elétrico e da mesma forma, se fornece um fluxo contínuo de gás inerte. Para proteger o metal de solda fundido e as áreas próximas do metal de base. O gás inerte frequentemente utilizado é argônio puro, devido principalmente a sua capacidade de resguardar a região da solda da contaminação atmosférica. Além disso, em algumas aplicações específicas, pode utilizar-se uma mistura de argônio e hélio, com o fim de obter melhores resultados.

Qualidade das micro soldagens

As juntas obtidas através da micro soldagem com o processo Tig apresentam uma excelente resistência mecânica. Isso se deve, em primeiro lugar, a alta precisão do processo. Que permite controlar a penetração e da mesma forma, a deposição de material de enchimento, Resultando em soldas na só de alta qualidade, bem como de excelente resistência mecânica. Além disso, as soldas Tig oferecem um acabamento superficial superior e ademais uma zona de fusão estreita e definida, o que minimiza a necessidade de acabamento após a soldagem.

Moldes e matrizes

Moldes e matrizes apresentam às vezes, detalhes intricados cruciais para a qualidade e precisão do produto final. A micro soldagem Tig permite reparar esses detalhes finos, como por exemplo pequenas fissuras, amassados ou da mesma forma, algumas seções desgastadas. Além disso, com o uso contínuo, os moldes e matrizes sofrem desgaste em suas superfícies. Afetando por conseguinte, as dimensões e o acabamento superficial dos produtos. A micro soldagem oferece uma solução viável para salvar superfícies desgastadas, depositando metal de solda, para restaurar a geometria e funcionalidade originais.

Vantagens do método

  • Precisão e controle

O processo Tig proporciona precisão e controle incomparáveis, tornando-o ideal para aplicações de micro soldagem. Os soldadores podem manipular o comprimento do arco, a corrente elétrica e a deposição de material de enchimento com alta precisão. Garantindo por conseguinte, reparos precisos sem danificar áreas adjacentes.

  • Zona afetada pelo calor

Uma das principais vantagens da micro soldagem Tig é a capacidade de gerar zonas afetadas pelo calor mínimas. Isso é particularmente benéfico para moldes e matrizes, pois reduz o risco de distorção ou alterações metalúrgicas nas áreas circundantes, preservando a precisão dimensional e as propriedades mecânicas do componente.

Materiais empregados na micro soldagem

A micro soldagem em moldes e matrizes requer uma cuidadosa consideração da compatibilidade de materiais. Os aços ferramenta apresentam características metalúrgicas variadas, afetando às vezes, a qualidade e integridade das soldas.

Habilidade e técnicas

Alcançar soldas de pequenas dimensões bem-sucedidas em moldes e matrizes, exige um alto nível de habilidade e técnica do soldador. A natureza intricada dos reparos requer mãos firmes, controle preciso do equipamento de soldagem e compreensão da metalurgia para garantir resultados ótimos.

Procedimentos da micro soldagem

  • Preparação adequada

Antes de iniciar o processo de soldagem, a preparação completa da peça de trabalho é fundamental. Isso inclui limpar as superfícies, remover quaisquer contaminantes ou óxidos que possam comprometer a qualidade das micro soldas e garantir um ajuste adequado para facilitar as operações de trabalho sem interrupções.

  • Parâmetros de soldagem

Selecionar os parâmetros de soldagem apropriados é crucial para alcançar micro soldas bem-sucedidas em moldes e matrizes. Por outro lado, devem controlar-se fatores como corrente, comprimento do arco, velocidade de deslocamento e taxa de fluxo de gás de proteção. A fim de atender todos os requisitos específicos da aplicação.

  • Tratamentos pós-soldagem

Após concluir o processo de soldagem, pode ser necessário um tratamento pós-soldagem para melhorar as propriedades e durabilidade do componente. Isso pode incluir alívio de tensões para minimizar tensões residuais, acabamento superficial para restaurar a textura original e tratamento térmico para otimizar a microestrutura do material.

Outras aplicações

Na indústria de ligas ferrosas, a micro soldagem com processo Tig se emprega frequentemente na fabricação de peças e componentes de alta precisão, como na indústria automotiva, aeroespacial e de equipamentos médicos. Exemplos comuns incluem a soldagem de carcaças de motores, estruturas de aeronaves e dispositivos médicos.